Iniciada a vacinação contra a raiva animal no município de Ibatiba

Foi iniciada, a partir de segunda-feira (9), a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2021. Sendo assim, os agentes de endemias e veterinários, da Secretaria Municipal de Saúde de Ibatiba, estão percorrendo a cidade para vacinar os animais domésticos. O Dia D de vacinação está marcado para o dia 23 de outubro.

A vacina é grátis e a Prefeitura solicita que os cidadãos que possuírem cães e gatos recebam os profissionais do município para que seus animais sejam imunizados. É importante ressaltar que a vacina é para os animais, mas evita a transmissão para o ser humano, protegendo a população da propagação da raiva humana.

Conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Espírito Santo conseguiu atingir a cobertura vacinal mínima de 80% da população canina e não há casos registrados de raiva em seres humanos há 17 anos. Ou seja, o último caso humano aconteceu em 2003 e, no caso de cães e gatos, em 2011 (um felino).

No entanto, os chamados quirópteros (morcegos) apresentam exame positivo todos os anos, o que demonstra o fato do vírus se manter circulante. Isso determina o perfil epidemiológico da doença como ciclo aéreo e reforça a necessidade de ações efetivas para a prevenção do ressurgimento da doença no Estado. E a principal estratégia de interrupção da circulação do vírus da raiva nos centros urbanos é a vacinação dos animais de estimação, mais precisamente, cães e gatos.

Tags:
#Vacinação #Prefeitura #Ibatiba #Raiva #Antirrábica #Saúde #Dia D #Agentes #Cidade #Cães #Gatos #Vírus #Seres humanos #Circulante |

Publicado em quinta-feira, 12 de agosto de 2021