Prefeitura entrega kits do Nascer Feliz na programação do Ibatiba D’Elas

Dando continuidade à programação da nova edição do programa Ibatiba D’Elas, durante a manhã desta quinta-feira (5), foi realizada a entrega simbólica de kits do Programa Nascer Feliz, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Aliás, o evento aconteceu na tenda da Assistência Social, localizada atrás do Cras de Ibatiba.

O evento contou com a participação de 19 gestantes que receberam seus kits, representando as 180 existentes, hoje, no município, aproximadamente, conforme informações da Prefeitura. Elas receberam os kits das mãos do prefeito Luciano Pingo, da vice-prefeita, Criziane Moreno, da secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo, da secretária municipal de Administração, Gecinete Pimentel, da Assessora de Políticas Públicas para as Mulheres, Luana Nóia, e da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, que se fez presente e estava acompanhada de sua equipe.

Conforme a vice-prefeita Criziane Moreno, o projeto Nascer Feliz traz um sorriso no olhar das futuras mamães que são beneficiadas com o projeto. “A gente vê a alegria no olhar das mães ao receberem esse kit preparado pela Secretaria de Saúde, com muito carinho e utilizando mãos voluntárias que garantem itens de qualidade”, disse.

Contudo, antes da entrega, as gestantes presentes receberam informações importantes oriundas de três palestras. A enfermeira Thainara Venturim falou sobre “Saúde e empoderamento da gestante”, mas também explicou fatores importantes do trabalho de parto.

Já a diretora da Apae de Ibatiba, a fisioterapeuta Gisele Gomes de Freitas abordou sobre a necessidade da mulher ter autoconhecimento sobre seu corpo. Enquanto a psicóloga Maylu Paganni conversou com as mulheres presentes sobre “Saúde emocional na gestação”.

A secretária de Saúde, Nilci Florindo, lembrou que o projeto Nascer Feliz foi criado em junho de 2017, para preencher o grande vazio que existia no setor de ginecologia do município, o que provocou a criação de algo que atendesse as gestantes com qualidade. “Foi, então, criado um vínculo da gestante com as unidades de saúde, com a implantação de um Pré-Natal qualificado, porque partos prematuros acontecem por motivos evitáveis”, afirmou.

Ela ressaltou que, quando foi criado o Nascer Feliz, o projeto começou com sete participantes, em junho, e chegou ao final de 2017 com 40 gestantes. “Depois que iniciamos o projeto, com o acompanhamento das gestantes, os índices de partos prematuros foram caindo”, recordou. “E por isso, o projeto é premiado no Estado e os encontros só foram suspensos, por causa da pandemia, mas vão voltar, assim que tivermos mais pessoas vacinadas, porque as gestantes fazem parte de um grupo de risco para a Covid-19 e, por isso, ainda precisamos manter o uso de máscara e o distanciamento”, completou.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, se disse impressionada com o trabalho realizado em Ibatiba, dentro dos programas Nascer Feliz e Ibatiba D’Elas. “Eu vim trazer o abraço do governador Renato Casagrande e parabenizo pelas iniciativas, com projetos onde as gestantes e nós estamos aprendendo ou reforçando conhecimentos existentes”, disse. “Muito feliz em encontrar gestantes com saúde e sendo bem cuidadas, neste momento de pandemia, e recebendo um kit lindo e feito com carinho”, colocou.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba D’Elas #Nascer Feliz #Kits #Gestantes #Saúde #Assistência Social #Cras #Palestras |

Publicado em quinta-feira, 05 de agosto de 2021