Iniciado curso de Pães e Bolos e realizadas rodas de conversas no Ibatiba D’Elas

Nesta quarta-feira (4), foi dada continuidade à programação do projeto Ibatiba D’Elas que seguirá durante esta semana. Foi aberto o curso de Pães e Bolos, do Senar, no Campus do Ifes – Ibatiba – e realizadas duas Rodas de Conversas, uma na parte da manhã e outra à tarde. Ambas na Tenda da Assistência Social, atrás da sede do Cras de Ibatiba.
O curso de Pães e Bolos está sendo ministrado pela instrutora e economista doméstica, Jorcelia Lucena, por intermédio do Senar. O curso conta com 10 participantes e, conforme explica a instrutora, serão trabalhadas várias receitas e passadas informações sobre boas práticas na cozinha. “E vamos dar preferência ao uso de produtos da região”, afirma.
Na abertura, estavam presentes a vice-prefeita de Ibatiba, Criziane Moreno, a secretária municipal de Administração, Gecinete Pimentel, o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comérico, Samuel Dias Damasceno, a diretora de Turismo e Cultura, Edilaine Fernandes, e a mobilizadora do Senar, Kesia Rodrigues de Freitas.
A vice-prefeita Criziane Moreno falou sobre o início de mais um curso oferecido pelo Senar, trazido pelo projeto Ibatiba D’Elas. “Isso é importante na geração de renda para as mulheres buscarem independência, porque trabalho em casa não é reconhecido e nem remunerado”, destacou. “Buscamos a criação de empregos e vamos buscar meios de oportunizar vender esses produtos com a criação de feiras”, completou.
Já o secretário Samuel Dias lembrou que são muitos os cursos já realizados pelo município, o que, segundo ele, é gratificante. “A Secretaria dá total apoio e não mede esforços para que essas ações aconteçam”, colocou.
Sentimento compartilhado pela diretora Edilaine Fernandes que também destacou como muito bom ver cursos como esse acontecendo em Ibatiba. “Esse é um trabalho que busca dar uma profissão para as mulheres do município, o que é nosso maior objetivo”, disse.
Já a mobilizadora do Senar e diretora do Sindicato Rural de Ibatiba, Kesia Rodrigues de Freitas, agradeceu a todos os envolvidos, destacando o Ifes que proporcionou o espaço. Ela deixou um recado para as participantes. “Para algumas, é o primeiro curso, para outras não, e por isso, queremos dizer que estamos à disposição, como mobilizadora do Senar, e que o Sindicato dos Produtores está de portas abertas”, afirmou.

Roda de Conversa
Ainda na parte da manhã, a vice-prefeita de Ibatiba, Criziane Moreno, e a secretária municipal de Administração, Gecinete Pimentel, participaram da primeira roda de conversa do dia, junto com a assessora de Políticas Públicas para as Mulheres, Luana Nóia, na Tenda da Assistência Social. A atividade reuniu as mães da Umai, Pestalozzi e Apae que participaram da palestra com a psicóloga Duany Roberta de Freitas.
E na parte da tarde, a roda de conversa foi com a psicóloga e administradora de empresas, Nice Nicchio, que falou sobre o “Agosto Lilás” e o enfrentamento à violência contra a mulher – “Juntas serão uma força” (Bertha Lutz).
A programação da nova edição do Ibatiba D’Elas continua, com diversas atividades nesta quinta-feira (5) e segue até sábado (7). Confira:

5/8/21 – QUINTA FEIRA

8h – IFES - Curso SENAR – Pães e Biscoitos – (continuidade).

8h – Tenda da Assistência (CRAS)
- Entrega de kits do Programa Nascer Feliz, Instalação do Grupo de Trabalho do Programa Prefeito Amigo da Criança e Rodas de Conversas.
• Enfermeira Thainara Venturim - Saúde e empoderamento da gestante.
• Psicóloga Maylu Paganni – Saúde emocional na Gestação.

9h – Auditório do CRAS- Oficina de Bonecas – Lei Aldir Blanc - (continuidade);

14h – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibatiba
- Entrega de Contratos do PNAE para as agricultoras familiares.
- Palestra FETAES – O empoderamento da mulher.
- Palestra Sindicato dos Servidores Públicos – A importância das mulheres ocuparem seus lugares de fala.
- Palestra com a Secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo Cypriano Machado.
- Ações de Saúde: aferição de pressão, teste rápido sífilis e HIV e teste glicêmico.

6/8/21 – SEXTA FEIRA

8h – IFES - Curso SENAR – Pães e Biscoitos (encerramento)

9h – Auditório do CRAS - Oficina de Bonecas (encerramento)

9h – Visitas a Agroindústrias de Mulheres da Agricultura Familiar

14h – Café com Elas
– Auditório da Clínica da Dra Criziane (ao lado do Museu)
*Presença da Deputada Estadual Raquel Lessa

16h – Comunidade de Santa Clara
• Inauguração da Nova Quadra Poliesportiva - Adair Sobreira do Amaral – “Dudu”;
• Feira Mulheres no Campo.

19h – Câmara de Vereadores
- Sarau de Lançamento do livro da Dra. Necilene Almeida em parceria com a AILA.

7/8/21 – SÁBADO

12h - Comunidade de Santa Clara - Torneio de Futsal Feminino.

17h - Rua da Prefeitura - Feira da Associação dos Feirantes de Ibatiba.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Ibatiba D’Elas #Pães e Bolos #Agroindústria #Comércio #Emprego #Independênciaq #Roda #Conversa #Empoderamento |

Publicado em quarta-feira, 04 de agosto de 2021