Prefeitura e comunidade conversam sobre pessoas em situação de rua em Ibatiba

A Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, utilizou o plenário da Câmara de Vereadores, para realizar uma reunião, na noite desta quinta-feira (15), com moradores e empresários do município. O assunto do encontro foram as medidas que vêm sendo tomadas pela municipalidade quanto às pessoas que se encontram em situação de rua na cidade.

Entre os presentes estavam comerciantes e moradores do centro de Ibatiba, principalmente da região onde se concentram essas pessoas, no dia a dia. Eles foram recebidos pelo prefeito Luciano Pingo, a vice-prefeita Criziane Moreno, a secretária municipal de Assistência Social interina, Gecinete Pimentel de Carvalho, a secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo, e o procurador do município, Rodrigo Amorim de Oliveira Liparizi, além de toda a equipe da Secretaria de Assistência Social, incluindo Cras e Creas.

A reunião foi aberta pelo prefeito Luciano Pingo que introduziu o assunto que motivava a reunião, seguido da vice-prefeita Criziane Moreno. Enquanto a secretária Gecinete Pimentel aprofundou a discussão, ressaltando a complexidade da situação, principalmente, neste momento de pandemia do novo Coronavírus. “Dentro do que permite a lei, o município está fazendo o que é de sua alçada e a seu alcance, ou seja, estamos agindo e buscando alternativas para ajudar essas pessoas, na superação da vulnerabilidade delas”, disse.

O prefeito Luciano Pingo ressaltou que outras agendas para novas troca de ideias serão marcadas e realizadas, na busca do melhor caminho a seguir. “Outras agendas serão realizadas, posteriormente, e iremos buscar parcerias da comunidade, porque precisamos construir um elo forte e superarmos essa problemática mundial”, afirmou

A psicóloga do Creas, Míriam Ávila apresentou, aos presentes, a Resolução nº 40, de outubro de 2020, do Governo Federal, que regulamenta o que cabe e permite ao poder público fazer em casos como esse. Ou seja, o município tem que seguir regras e está sujeito a algumas limitações para atuar no caso dessas pessoas que estão em condições de vulnerabilidade e risco social.

Isso deve ser feito pelos equipamentos da Assistência Social, como Cras e Creas, onde todos vão ser atendidos e orientados com relação à documentação, para que recebam auxílio do governo, entre outras coisas. Enfim, tudo que esses órgãos podem oferecer. Além do atendimento que está sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde que vem trabalhando em parceria com a assistência.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Assistência Social #Saúde #Situação de rua #Reunião #Câmara #Medidas #Ações #Moradores #Comerciantes |

Publicado em sexta-feira, 16 de julho de 2021