Ibatiba sediou seminário sobre selo de denominação de origem de cafés especiais

O município de Ibatiba sediou, no sábado (12), o Seminário de Produção de Cafés Especiais, realizado pela Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, a empresa Caparaó Jr., Incaper e Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, e apoio do Banestes. O evento aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura (Casa de Pau), começando às 8 horas da manhã e seguindo até as 14h30.

O assunto principal do seminário foi o selo da denominação de origem Caparaó dos cafés especiais de Ibatiba e região, o que também é conhecido como a indicação geográfica (IG) do produto. Sendo assim, os temas abordados foram os “critérios para adequação do produtor, propriedade e produto ao caderno de especificações técnicas para aquisição da denominação de origem Caparaó” e o “passo a passo para colheita e pós colheita focado na obtenção de produção de café especiais”, apresentados pelo técnico da Caparaó Jr, Ítalo Fonseca Werner, visando a produção de café de qualidade.

Ele enfatizou a necessidade dos produtores se adequarem ao que está colocado no caderno de especificações, para poder conseguir o selo. “A denominação de origem está baseada na característica do produto, como é o caso do café do Caparaó que tem um perfil sensorial característico da região”, colocou. “E quando o produtor consegue o selo de origem, rastreabilidade e processamento, quando vai vender seu café, consegue um bom ágio, porque o comprador vai adquirir sabendo ser de origem controlada”, explicou, destacando que o caderno de especificações técnicas visa a produção mais sustentável, o que vai gerar uma rentabilidade líquida melhor no final.

O seminário foi aberto pelo secretário municipal de Agricultura, Samuel Dias Damasceno, que destacou a importância do tema abordado no seminário, classificando-o como um marco na agricultura de Ibatiba. “Esse é mais um marco para nossa agricultura, porque estamos recebendo informações sobre a indicação geográfica dos cafés especiais de Ibatiba e do Caparaó, com um selo que irá identificar esses nossos cafés”, disse. “Isso vai trazer agregação de valor para nosso produto e abrir um horizonte para o mundo, o que vai criar facilidade para vender nosso café”, completou.

Presente ao seminário, a vice-prefeita de Ibatiba, Criziane Moreno, colocou a relação entre a qualidade do café e o melhor preço do produto para venda. “Produzindo um café especial, com uma qualidade melhor, automaticamente, o produtor vai conseguir vender esse produto com um preço melhor, assim, vai agregar valor à sua renda familiar, o que traz desenvolvimento e benefícios para todo o município”, disse. “Acredito que é uma realidade que não tem como voltar mais atrás, reconhecida pelo produtor que está mais consciente sobre a necessidade de fazer um café melhor, especial, para conseguir vendê-lo com um preço melhor”, concluiu.

Também estavam presentes os vereadores de Ibatiba, Jorcy Sangi, Jango, Robertinho Magnético e Silvio Rodrigues, além do gerente de Relacionamento do Banestes, Samuel Vieira da Silva e o técnico do Incaper, Heraldo Rodrigues dos Santos.

Caderno

Conforme a apresentação do projeto, o Caderno de Especificações Técnicas para aquisição da denominação de origem Caparaó tem como objetivo fixar as condições para o uso do selo de identificação do produto. Logo, só poderão utilizar a denominação de origem “Caparaó”, para café, todos os produtores que estiverem estabelecidos na área geográfica delimitada de produção e obedecerem as especificações e outras disposições aprovadas pelo Conselho Regulador.

A adesão ao uso da Indicação Geográfica na modalidade Denominação de Origem é de caráter

espontâneo e voluntário dos produtores. Fazem parte dessa área geográfica os municípios capixabas de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Muniz Freire, Ibitirama, Iúna, Irupi, Ibatiba e São José do Calçado, além dos mineiros de Espera Feliz, Caparaó, Alto Caparaó, Manhumirim, Alto Jequitibá e Martins Soares.

Publicado em segunda-feira, 14 de junho de 2021