Ibatiba inicia vacinação de gestantes e puérperas contra o Coronavírus no município

Depois de precisarem ser levadas a Venda Nova do Imigrante para receber a primeira dose da vacina Comirnaty, do laboratório Pfizer/BioNTech contra a Covid, as gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias no máximo) de Ibatiba começaram a ser vacinadas nesta terça-feira (8), no município. Agora, elas estão sendo imunizadas no Centro Municipal de Vacinação, no Campus do Ifes – Ibatiba, das 8 às 15 horas.

Mas antes de ir até o local de vacinação, a gestante ou puérpera precisa procurar a Sala de Vacinação da unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) Adilao Almeida de Lima, no Nesf, de segunda à sexta-feira, das 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas. É necessário levar comprovação da gestação (caderneta de pré-natal ou ultrassom recente) e do puerpério (cartão de vacina da criança), além de documento de identificação com foto, CPF e/ou Cartão do SUS e Cartão de Vacina.
No dia 11 de maio, a Prefeitura de Ibatiba publicou informações de uma nota da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orientando a suspensão imediata da aplicação da vacina da AstraZeneca/Fiocruz, contra Covid, em mulheres grávidas. A decisão seguiu recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), diante do que foi classificado como eventos adversos.
Diante disso, o Governo do Estado deciciu que seria utilizada a vacina Comirnaty, nas grávidas e puérperas, no Espírito Santo. No entanto, essa vacinação, num primeiro momento, precisou ser feita de forma regionalizada, com a imunização acontecendo em municípios polos, devido ao fato dessa vacina precisar de um manuseio mais complexo. Contudo, essa logística foi atualizada e Ibatiba passou a receber as doses da Comirnaty que estão sendo aplicadas nesse grupo que é prioritário.

Publicado em terça-feira, 08 de junho de 2021