Cesan inicia perfuração de poço artesiano que deverá atender Santa Clara

Foi iniciada, nesta segunda-feira, por meio da Cesan, a perfuração de um poço artesiano que visa melhorar a qualidade e o abastecimento de água da Comunidade de Santa Clara, em Ibatiba. O prefeito Luciano Pingo e o secretário municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Geilson Tomaz, estiveram no local, junto com o chefe do Polo de Operação e Manutenção, da empresa, José Venício Corrêa da Silva, para acompanhar o início dos trabalhos. Também esteve na visita o componente do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) da Prefeitura, Arthur Valois.

José Venício explica que o poço terá uma profundidade de, aproximadamente, 150 metros e sua perfuração deve terminar já nesta terça-feira (11). “Só depois de finalizada a perfuração, será possível fazer uma análise da água que for encontrada, para afirmar qualquer coisa sobre vazão, qualidade e outras informações necessárias que resultem na liberação para abastecimento”, esclarece.
O local foi definido para perfuração por um estudo geofísico, depois de levantamento feito pela Cesan, numa visita ao distrito que aconteceu no dia 15 de março, com a presença do químico da Cesan, Roberto Bomfim, do secretário municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Geilson Tomaz, o secretário municipal de Obras, Eliseu “Caceba” Bastos, e o engenheiro civil Jonathan Barbosa. Eles visitaram a base da captação de água e a Estação de Tratamento, em Santa Clara, além de outras áreas, com o objetivo de encontrar um local propício geograficamente para a perfuração de um poço artesiano, o que está sendo concretizado.
O prefeito Luciano Pingo espera que a perfuração dê resultados positivos para que a água que for encontrada tenha qualidade e vazão suficiente para abastecer todo o distrito. “A melhoria na qualidade de água é um sonho antigo da comunidade e também de nossa administração, o qual queremos ver concretizado, com a distribuição de água que abasteça todo o distrito, trazendo ainda mais qualidade de vida para a população”, afirma. “E também não podemos deixar de expressar nossa gratidão ao governador Renato Casagrande por mais esse investimento no município”, destaca o prefeito. Hoje, a água que abastece Santa Clara é captada no rio que corta a região.

Publicado em segunda-feira, 10 de maio de 2021