A nova classificação que começa a valer nesta segunda-feira (10) até o próximo domingo (16), conforme o 54º Mapa de Risco Covid-19 anunciado pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (7), coloca Ibatiba para o Risco Baixo, sendo o único da região do Caparaó nesta classificação e está entre os três do sul do Estado. Dos 78 municípios capixabas, 24 estão classificados em Risco Alto, 42 em Risco Moderado e 12 em Risco Baixo.
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande que também apresentou mudanças nas medidas qualificadas de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Foi dada autorização para o retorno das aulas presenciais para alunos do Ensino Infantil e Fundamental I nos municípios classificados em Risco Alto, seguindo as mesmas regras do Risco Baixo e Moderado – definidas pelas Portarias Sesa/Sedu nº 01-R e 02-R. Fica mantido somente o atendimento individual nas cidades em Risco Alto para alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. E para as unidades de ensino da Rede Estadual, a Secretaria da Educação ainda vai anunciar como essas regras serão aplicadas na próxima semana.
No entanto, mesmo em Risco Baixo, conforme a Portaria 13-R, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de 23 de janeiro, continua sendo obrigatório o uso de máscaras e a higienização, como medidas de proteção, além de ser mantida a recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em distanciamento social. Assim como boates continuam proibidas de funcionar e cinemas, teatros, circos e similares precisam respeitar o limite máximo de uma pessoa a cada 10 m². O mesmo limite vale para estabelecimentos comerciais, galerias e centros comerciais, sem restrição de horário de funcionamento.
As atividades nas academias devem respeitar o limite de um aparelho e usuário a cada 12 metros quadrados (m²) de área de salão, garantindo espaçamento mínimo de 4 metros entre os aparelhos e usuários. E as atividades não aeróbicas, com aparelhos fixos, devem respeitar o limite de um aparelho e usuário a cada 10 m² de área de salão, garantindo espaçamento mínimo de 3 metros entre aparelhos e usuários. Já as atividades não aeróbicas em aulas coletivas devem respeitar o limite de uma pessoa a cada 8 m² de área de salão, incluindo o professor e garantindo espaçamento mínimo de 2,5 metros entre as pessoas.
Há algumas proibições, como as piscinas de bolinhas em espaços de recreação infantil e atrações infantis em espaços confinados e brinquedos fechados. E os eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos passam a não ter limite de público, respeitada a metragem de 5 m² por participante. Assim como, os eventos esportivos passam a ter o limite de público de 40% da capacidade do local ou de 300 torcedores – o que for menor – e os eventos sociais podem acontecer também com um público máximo de 300 pessoas, desde que não ultrapasse o limite de uma pessoa a cada 5 m². Mesmo limite de pessoas para shows e outros eventos afins.
Confira a classificação de todos os municípios capixabas:
RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Muqui, São Roque do Canaã e Vila Pavão.
RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
Assessoria de Comunicação
Publicado em sábado, 08 de maio de 2021