Projeto do Creas de Ibatiba é selecionado para mostra estadual de assistência social

O projeto “Café com Elas”, executado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Ibatiba, foi selecionado para ser apresentado na III Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social do Estado do Espírito Santo. A ação é utilizada, no município, como mecanismo de enfrentamento à violência contra as mulheres, trabalhando com o empoderamento destas.
O projeto foi idealizado pela assistente social, Luciana da Silva Rodrigues, e a psicóloga Míriam D’Ávila de Freitas, do Creas, sendo desenvolvido com a colaboração do estagiário de psicologia, Ricardo Oliveira Dias.

Miriam destaca que uma ação, como o Café com Elas, contribui para a compreensão de que a violência contra as mulheres não é um problema individual das vítimas, mas de toda a sociedade. “A troca de informações e depoimentos de situações vividas por essas mulheres propicia a realização de estratégias para o enfrentamento do problema e a realização de mudanças, mesmo que lentamente, de uma sociedade machista e violenta para as mulheres”, enfatiza.
O principal objetivo é contribuir para acabar com a violação sofrida pelas mulheres, assim como a prevenção e o não agravamento da violência. “Esse projeto faz parte da iniciativa Ibatiba D’Elas que foca no empoderamento das mulheres na Terra dos Tropeiros”, pontua. “Parabenizo a equipe da Assistência Social pelo reconhecimento estadual”, destaca o prefeito Luciano Pingo.
Até o momento, foram realizadas três edições do projeto. Cada um com os seguintes temas: “Compartilhando histórias e transformando realidades”, em março de 2019; “Pelo fim da violência: por elas, por nós e por todas!”, em novembro de 2019; e “O lugar da mulher é onde ela quiser!”, em março de 2020.
Devido a pandemia da Covid-19, a realização de edições foi suspensa, já que se trata de uma roda de conversa, para a troca de informações entre as participantes. Assim que possível, será retomada, diante dos resultados positivos que vêm sendo alcançados.

Mostra
Os critérios que foram levados em consideração para a seleção dos projetos que vão participar da III Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social do Estado do Espírito Santo foram: experiência com base nas normativas do Sistema Único de Assistência Social (Suas); abordagem intersetorial, considerando o nível de articulação em rede; criatividade, enfatizando a contribuição da experiência com soluções inovadoras para situações e problemas que se repetem ao longo do tempo; eficiência, quanto à relação entre custos e resultados/benefícios; qualidade, avaliando o impacto e melhorias para determinado segmento da população; o protagonismo do (a) usuário (a); e o alcance Social, referente ao alcance dos objetivos. A apresentação oral do projeto será feita no dia 19 de maio, por meio de plataforma de encontro virtual, pela internet.

Publicado em terça-feira, 04 de maio de 2021