Equipe da Prefeitura de Ibatiba conhece aplicação de Revsol em Conceição do Castelo

As equipes da Secretaria Municipal de Interior e Transportes e do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Prefeitura de Ibatiba estiveram em Conceição do Castelo para conhecer a aplicação do produto conhecido como Revsol nas estradas rurais do município sul serrano. Eles receberam informações sobre a aplicação correta do produto e a prevenção de impactos ambientais.

A comitiva era composta pelo secretário municipal de Interior e Transporte, Fábio Augusto do Nascimento, e dos membros do Escritório de Gerenciamento, Leidiane de Lourdes Silva, Walace do Carmo, Arthur Moreira Valois e Edmundo Bautz Modolo. Além do patroleiro da Prefeitura, Robson, e o fotógrafo do Setor de Comunicação, Thompson Griffo.

Depois de se encontrarem com o prefeito de Conceição do Castelo, Christiano Spadetto, e com membros da sua equipe da Secretaria de Obras e do Gabinete, a comitiva de Ibatiba visitou o local de armazenamento dos produtos utilizados para a aplicação do Revsol. Em seguida, estiveram em estradas, do município, que foram pavimentadas com este revestimento. “A visita foi muito positiva e pudemos ver os resultados que o município de Conceição do Castelo tem conseguido com esse produto”, coloca o secretário Fábio Augusto.

No entanto, conforme informações da Prefeitura de Ibatiba, o município ainda não foi beneficiado com esse produto, porque a Prefeitura tem um passivo ambiental do ano de 2008 no Ibama. Isso impede a celebração da parceria com a Arcellor Mital que é a doadora do Revsol. Contudo, já foi realizada reunião do Escritório de Gerenciamento de Projetos, com a Secretaria de Interior e Transporte e Secretaria de Agricultura, no dia seguinte à visita, sobre possíveis lugares para aplicação do revestimento em Ibatiba.

Revsol

Este material é resultante do beneficiamento do co-produto do ferro-gusa líquido em aço, chamado “escória de aciaria”, que é processado para a separação da parte metálica nele presente. Após isso, a escória passa por britadores e é separada por peneiras em vários tamanhos, para diversas aplicações, resultando no Revsol.

Antes da aplicação, esse revestimento deve ser misturado à argila, para então, ser levado para o local e aplicado no terreno, numa espessura de, pelo menos, 10 centímetros, conforme informações técnicas. Em seguida, o local onde foi espalhado é jogada água, para deixar o produto úmido e, depois, passado o rolo compactador. Conforme informações, o produto pode manter a estrada em boas condições de tráfego por até quatro anos.

Publicado em sexta-feira, 30 de abril de 2021