Prefeitura de Ibatiba reforça recomendações sobre Colheita Segura

Desde a semana passada, a Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio e da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Incaper, do Sindicato Rural de Ibatiba e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, vem reforçando as recomendações básicas para a realização de uma colheita de café segura, neste momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). As recomendações servem também para todas as outras atividades do meio rural e devem ser seguidas por produtores e trabalhadores rurais.

O secretário da pasta, Samuel Dias Damasceno, destaca que é muito importante que os agricultores e trabalhadores rurais devem estar atentos às orientações gerais dentro do programa Colheita Segura. “As medidas devem ser adotadas, conforme a orientação dos serviços de saúde do município e do estado”, destaca.

No ano passado, a Secretaria do Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) criou uma cartilha orientativa com recomendações de prevenção e estratégias para evitar a contaminação e transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), durante a colheita do café, o que está sendo repetido este ano, com a continuidade da pandemia. O objetivo do documento é preservar a vida dos trabalhadores e das famílias rurais do Estado.

Por isso, a cartilha traz orientações gerais aos trabalhadores, reforçando cuidados com higiene pessoal, sobre quais sintomas devem ficar em alerta, falando da necessidade de ficarem em casa quando terminarem o expediente e evitarem locais aglomerados na cidade. Por isso, coloca que o pagamento deve ser feito de maneira escalonada ao longo da semana ou do dia, evitando filas e aglomerações, considerando o uso obrigatório de máscaras neste momento.

A cartilha ainda orienta que não devem ser compartilhadas garrafas de água, copos, talheres e outros objetos de uso pessoal. E no caso de serem identificados trabalhadores com sintomas de gripe (febre e sintomas respiratórios), devem ser encaminhados ao serviço de saúde do município para, se necessário, serem isolados por 14 dias. Assim como não devem ser contratados trabalhadores inseridos no grupo de risco para o novo Coronavírus.

Trabalho na Colheita

A cartilha da Seag recomenda que a colheita de café, em 2021, seja iniciada, preferencialmente, a partir do mês de maio. Além disso, orienta que o café deve ser colhido quando a maior parte dos grãos estiver madura (com menos de 20% dos grãso verdes), o que pode contribuir para um maior rendimento no peso do grão e favorecer a produção de cafés de qualidade.

Durante o trabalho na lavoura, a orientação é que seja mantida a distância mínima de 1 metro entre os trabalhadores durante a colheita no campo e não sejam compartilhadas ferramentas e equipamentos (peneiras, lonas, sacarias). Assim como outras ações, com dividir os trabalhadores por talhões ou carreiras e, no caso de instalação de banheiros, que seja em ambiente bem ventilado, higienizado diariamente e com disponibilidade de água e sabão para higienização das mãos e partes expostas. Além de medidas de prevenção a serem adotadas por todos os envolvidos (veja abaixo).

Transporte

Quanto aos veículos de transporte e trabalho (ônibus, caminhões, vans), deve ser feita a higienização todos os dias com água e sabão. Se possível, também usar uma solução água sanitária e água na limpeza. É recomendada, ainda, uma triagem antes do embarque nos veículos de transporte e, caso sejam identificadas pessoas com sintomas gripais, não deve ser permitido o embarque, além de também manter a distância de pelo menos 1 metro de distância uns dos outros dentro do veículo. Também é obrigatório uso de máscaras no trajeto entre casa e trabalho.

Denúncias e sugestões podem ser enviadas por meio da Ouvidoria do Município, no site da Prefeitura de Ibatiba (www.ibatiba.es.gov.br/e-ouv). Mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Casa de Pau) ou pelo telefone (28)3543-1494.

Medidas de prevenção

- Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

- Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool 70% para higienização, caso não possa lavar com água e sabão;

- Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal;

- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado. (quando houver)

Maiores Informações acessem www.ibatiba.es.gov.br ou www.seag.es.gov.br e ainda temos nossa Central de Atendimento sobre o novo Coronavírus (CAC) – 28 99994-9311 (Todos os dias das 08 às 18 horas).

Publicado em quarta-feira, 28 de abril de 2021