Cartão ES Solidário começa a ser distribuído em Ibatiba

Foi iniciada em Ibatiba, assim como em todo o Estado, nesta segunda-feira (26), a distribuição do Cartão ES Solidário, que vai beneficiar as famílias mais vulneráveis com um auxílio financeiro de R$ 600,00, divididos em três parcelas de R$ 200,00. No município, 350 famílias serão beneficiadas pelo programa do Governo do Estado e a entrega dos cartões será feita até o dia 11 de maio, na agência do Banestes de Ibatiba. No Espírito Santo, serão distribuídos 85 mil cartões, num total de R$ 52.567.200,00, em recursos oriundos do Tesouro Estadual.

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, participou de uma entrega simbólica do Cartão ES Solidário, a algumas das famílias beneficiárias, que também contou com a presença da secretária municipal interina de Assistência Social, Gecinete Pimentel de Carvalho, e a gerente do Banestes de Ibatiba, Raquel Rigo Assini. “Muito importante a implantação desse programa do Governo do Estado e parabenizamos ao governador Renato Casagrande pela iniciativa que vai ajudar muito famílias que estão passando dificuldades neste momento de pandemia e crise econômica em todo o país”, afirmou o prefeito.

O governo estadual também realizou uma entrega simbólica, no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica, com a presença do governador Renato Casagrande. Ainda estavam presentes, a vice-governadora Jaqueline Moraes, a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, os secretários de Estado, Gilson Daniel (Governo), Rogelio Pegoretti (Fazenda) e Coronel Aguiar (Casa Militar), além do deputado estadual Marcelo Santos.

O Cartão ES Solidário é um benefício de transferência de renda, destinado às famílias que já estão na base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e visa oferecer a elas a possibilidade de adquirir alimentos e outros itens de primeira necessidade que as famílias considerarem essenciais. O cartão não permite saque, mas pode ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira Banescard.

Para ter direito ao cartão, é preciso ser morador do Espírito Santo, estar inscrito no CadÚnico (com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses, ou seja, atualizações feitas até 15 de janeiro de 2021) e ter uma renda de até R$ 147,00 por pessoa (per capta). Além é necessário ter, na família, uma criança de 0 a 6 anos de idade e/ou um idoso acima de 60 anos e/ou uma pessoa com deficiência. A lista com os nomes dos beneficiários, no total, será disponibilizada até o dia 30 de abril.

Já o calendário está definido, conforme o mês de nascimento (veja abaixo). Os municípios terão 12 dias úteis para fazer a entrega dos cartões, a partir da data definida na tabela.

Calendário de entrega

Publicado em terça-feira, 27 de abril de 2021