Ibatiba realiza primeira fase de vacinação contra a influenza (gripe H1N1)

Nesta terça-feira (13), foi iniciada a campanha nacional de vacinação contra Influenza 2021 em todo o Brasil. A primeira etapa vai até o dia 10 de maio, focando nas crianças com 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade, gestantes e mulheres no período de até 45 dias após o parto (puérperas). Além dos trabalhadores da saúde que começam a serem vacinados na próxima segunda-feira (19).

Em Ibatiba, nesta primeira etapa, no Centro Municipal de Vacinação montado na quadra do Ifes – Campus Ibatiba estão sendo vacinadas as gestantes e puérperas, no horário de 8 às 15 horas. Já as crianças estão sendo atendidas na Unidade de Saúde da Família Adilao Almeida de Lima (Nesf) – em frente ao Fórum – de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas. As gestantes precisam apresentar a comprovação da gestação (caderneta de pré-natal ou ultrassom recente) e as puérperas, o cartão de vacina do filho ou filha, recém-nascido.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a segunda etapa ocorrerá entre os dias 11 de maio e 8 de junho, tendo como público-alvo idosos com mais de 60 anos e professores. E a terceira fase vai acontecer entre 9 de junho e 9 de julho, tendo como público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Haverá vacinação também, na unidade de saúde do distrito de Santa Clara, nesta quarta-feira (14), de 8h30 às 14 horas, na Escola Municipal Agenor de Souza Lé, no distrito de Criciúma, nesta quinta (15), no mesmo horário, e na unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Santa Maria de Baixo, para atender toda a região de Santa Maria, na sexta-feira (16), no horário de 8 às 13 horas.

A doses contra a influenza também foram aplicadas na comunidade do Córrego Carangolas, na Igreja Católica, nesta terça-feira (13). Assis como, nesta quarta (14), na Igreja Assembleia de Deus do Serro Frio, das 8 às 9 horas; na Igreja Católica do Córrego Rodrigues, das 9h45 às 11 horas; Igreja Católica do Córrego Paraíso, das 13 às 13h40; e na Igreja Católica do Córrego Floresta, das 14 às 15 horas. E estarão disponíveis nesta quinta-feira (15), na Escola do Córrego Alto Inês, de 8 às 9 horas; na Igreja Católica do Córrego São José de Meriti, das 9h30 às 11h30; Igreja Assembleia de Deus de Água Limpa, das 12h30 às 13 horas; Igreja Assembleia de Deus da Barra Grande, das 13 às 13h30; e na Igreja Católica do Córrego Cambraia, de 13h45 às 14h45.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Gleice Kely Moreno Vieira de Moraes, fala sobre a vacina contra a Influenza (gripe H1N1). “Esta versão da vacina protege contra as três cepas dos vírus que mais circularam no hemisfério sul”, esclarece. A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses e para pessoas com histórico de alergia a seus componentes.

Vacinação e Covid-19

Gleice Kely destaca que as pessoas devem dar preferência à vacina contra a Covid-19, caso estejam no grupo prioritário estabelecido para as duas vacinas. No entanto, é importante que não se tome as duas vacinas ao mesmo tempo. “É importante que se respeite o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra a influenza e a Covid-19”, explica.

Além disso, a recomendação é que pessoas com quadro que sugerem infecção pelo Coronavírus devem adiar a vacinação contra a influenza. “Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção pelo novo Coronavírus, o ideal é que a vacinação seja adiada até a recuperação clínica total do quadro de Covid-19 e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas depois do resultado positivo por PCR em pessoas assintomáticas”, esclarece a coordenadora.

Medidas preventivas

Além de se vacinar, a população precisa adotar algumas medidas protetivas contra a influenza que são similares às que protegem contra o novo coronavírus: lavar e higienizar as mãos com frequência, em especial após tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripes.

Estimativa Populacional de Ibatiba

Crianças de 6 meses a menores de 2 anos: 596