Idosos de 67 a 69 anos começam a vacinar na terça e de 65 a 66, na quarta, em Ibatiba

O Campus do Ifes, a partir desta segunda-feira (29), passa a ser o novo centro de vacinação contra a Covid-19 em Ibatiba. No entanto, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, devido a um atraso na entrega de novas doses ao Espírito Santo, a imunização dos idosos entre 65 e 69 anos seguirá um cronograma que subdivide a faixa etária, começando na terça-feira (30), com as pessoas entre 67 e 69 anos, e na quarta (31), entre 65 e 66 anos, sempre das 8 às 15 horas. Para as demais idades, de 70 anos para cima, a vacinação continua normalmente e já acontece a partir de segunda no novo local e no mesmo horário.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, a enfermeira Gleice Kely Moreno Vieira de Moraes, explica que o município vai receber 35% das doses para iniciar a faixa etária de 65 a 69 anos. Desta forma, para evitar aglomeração, foi dividida em dois dias. “Para evitar aglomeração, dividimos o atendimento dessa faixa etária, com idosos de 67 a 69 anos iniciando a vacinação na terça-feira, dia 30, e daqueles com idade entre 65 e 66 anos, na quarta-feira, dia 31”, esclarece.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação no Campus do Ifes – Ibatiba – será apenas contra Covid-19. O atendimento para vacinas de rotina do calendário de imunização de crianças, adolescentes, gestantes e adultos continua sendo feita na unidade de saúde do Nesf, onde fica localizada a Sala de Vacina do município, em seu horário normal, de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas.

A coordenadora Gleyce Kely lembra que a vacinação é serviço essencial. “As famílias precisam levar as crianças para vacinar, na Sala de Vacina do Nesf, e mantê-las com a vacinação em dia, conforme calendário nacional, para evitarmos reintrodução e surgimento de casos de doenças que podem ser prevenidas”, enfatiza.

Publicado em segunda-feira, 29 de março de 2021