Variante mais perigosa do Coronavírus detectada em pacientes de Ibatiba

O Governo do Estado lançou alerta de que novas variantes do Coronavírus estão circulando pelo Espírito Santo, incluindo a cepa originária do Reino Unido. E esta nova cepa foi detectada em pacientes de Covid-19 de Ibatiba, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde que está alertando a população sobre a maior força de contágio e de letalidade dessa variante, principalmente, entre os jovens.

Por isso, a Secretaria está publicando alertas para que a população intensifique os cuidados, usando máscara, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento social, respeitando as restrições colocadas pelos decretos estaduais e municipais e, principalmente, só saindo de casa se for estritamente necessário. “Essa variante chega a ser até 90% mais infecciosa e o risco de óbito é cerca de 60% maior em relação às outras variantes”, informa a nota da Secretaria de Saúde de Ibatiba.

Conforme dados da Secretaria do Estado da Saúde (Sesa), o município registrou 16 casos de pacientes infectados com a nova variante do Coronavírus, sendo dois casos registrados em dezembro, outros três em fevereiro e 11 apenas em março. Aliás, de acordo com a Secretaria de Saúde de Ibatiba, março marcou a explosão da doença no município. Só neste mês, foram confirmados 548 casos e registrados 20 óbitos.

Números

Para se ter uma ideia do agravamento da situação, no último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde do ano passado, publicado no dia 29 de dezembro, Ibatiba somava 1.301 casos confirmados, com oito pessoas internadas e 32 óbitos desde o início da pandemia, em março de 2020 a dezembro do mesmo ano. E, do início de 2021 até esta terça-feira, dia 23 de março, o município chegou a 2.545 casos confirmados, 63 mortes no total e 20 pessoas internadas, lembrando que este número já chegou a 37, quando os óbitos estavam em 50.

Logo, do início do ano até o boletim desta terça, foram confirmados mais 1.244 casos e registrados mais 31 óbitos e 12 pessoas a mais estão internadas. Ou seja, num período de três meses, os números quase que dobraram em relação aos registrados em nove meses do ano passado. Tal levantamento é uma demonstração de que o vírus está circulando e contagiando realmente com mais força. Além disso, essa nova cepa do Coronavírus está contaminando jovens que estão ficando graves, indo para a internação e até morrendo.

Dessa forma, a Secretaria de Saúde de Ibatiba pede à toda população que respeite as restrições colocadas pelos decretos governamentais, usando máscara, mantendo o distanciamento e ficando em casa o máximo que for possível. Enquanto isso, a vacinação segue conforme as doses são enviadas para o município que também está no consórcio nacional “Conectar”, organizado pela Frente Nacional dos Municípios, para tentar comprar mais vacinas.

Publicado em quarta-feira, 24 de março de 2021