Prefeito de Ibatiba participa de assembleia virtual de consórcio para compra de vacinas

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, participou da assembleia geral virtual que oficializou a instituição do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), na tarde desta segunda-feira (22). O consórcio é uma iniciativa da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), mas terá uma atuação independente, com sua própria diretoria.

O Conectar recebeu a manifestação de 2.586 municípios que querem participar, o que também precisa passar por aprovação das Câmaras Municipais. Destes, mais de 1.500 já garantiram a participação e o Legislativo de Ibatiba já ratificou o protocolo de intenções do município em fazer parte da associação que tem como objetivo principal comprar vacinas contra a Covid-19.

A assembleia foi aberta pelo presidente da FNP, Jonas Donizette, que foi seguido de autoridades e personalidades que abordaram alguns temas referentes à instituição do Consórcio e compra de vacinas. Em seguida, prefeitos de capitais brasileiras e de algumas outras cidades falaram sobre suas situações diante da crise provocada pela pandemia e foram unânimes em dizer que a única saída é o distanciamento social e a vacinação da população.

Pensamento que também é o do prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, que sempre afirma que a luta pela vida é seu principal objetivo. “Nossa luta pela vida é permanente e vamos continuar trabalhando para tentar comprar vacinas e imunizar nosso povo, mesmo não sendo responsabilidade do município, essa ação”, afirma. “Estamos juntos com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) nesta batalha, na qual seu presidente, Jonas Donizette, merece parabéns pela iniciativa, destacando que já são mais de 1.500 municípios garantidos neste Consórcio e nós não desistiremos em momento algum. Gratidão a todos os vereadores de nosso município que aprovou nossa participação”, enfatiza.

A Câmara Municipal de Ibatiba já aprovou e o prefeito sancionou a lei que ratifica o protocolo de intenções firmado entre municípios de todas as regiões do Brasil, visando a aquisição de vacinas para combate à pandemia do Coronavírus, além de outras finalidades. A lei foi sancionada no dia 17 e, com a ratificação, se converte em contrato de consórcio público automaticamente.

Assembleia

Durante a programação da assembleia geral do Consórcio Conectar, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, falou sobre “a legalidade do Consórcio e a cooperação federativa”. Em seguida, o prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, e o ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto, falaram sobre “a oportunidade e as condições para a instituição do Conectar”, enquanto o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e a representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross, trataram sobre a parceria entre Conectar e OPAS.

A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, e o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, falaram sobre “a experiência do Consórcio Nordeste”. Já o prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira, e a consultora da FNP, a epidemiologista Carla Domingues, abordaram o tema “a aquisição e a distribuição de vacinas”.

Publicado em terça-feira, 23 de março de 2021