Prefeitura de Ibatiba realiza plantões para fazer valer decreto municipal

Desde segunda-feira (8), a Prefeitura de Ibatiba iniciou um plantão de fiscalização, com servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Fazenda, para fazer valer o que determina o decreto municipal 022/2021. O novo decreto limita o horário de funcionamento do comércio e obriga o uso de máscaras no município, entre outras medidas.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Marcos Paulo Pereira, explica que foi montada uma escala de trabalho, com servidores da Saúde, em especial da Vigilância Sanitária, e fiscais da Secretaria da Fazenda. As equipes iniciam o plantão às 15 horas, indo até depois das 23 horas.

Nos sábados e domingos, os horários são diferentes. “No sábado, o plantão começa 10 horas e vai até as 16 horas, enquanto no domingo, vai de 8 horas da manha ao meio dia”, acrescenta Marcos Paulo.

O coordenador também destaca que a fiscalização está recebendo um grande apoio da população, principalmente, dos comerciantes, no cumprimento das normas do decreto municipal. “Foi possível perceber que eles estão abraçando o trabalho de prevenção do Coronavírus”, afirma. “Tivemos apenas nove ocorrências, onde os estabelecimentos foram orientados e notificados, mas acataram a orientação da Vigilância Sanitária, alegando que não sabiam do decreto, e fecharam as portas, conforme solicitado”, conta.

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, também exalta a colaboração da sociedade no cumprimento do que determina o decreto, mas enfatiza que é preciso melhorar mais, para que as vitórias sejam ainda maiores. “A responsabilidade é de todos nós e, com cada um fazendo sua parte, só temos a ganhar e superarmos esse triste momento”, coloca. “Reforço minha solidariedade às famílias que perderam seus entes e estamos concentrando esforços em ações que exterminem esse vírus terrível, apesar de não sabermos a fórmula, porque não existe mágica, mas dialogando, garantindo as recomendações da ciência, torna-se menos difícil”, complementa o prefeito, destacando e pedindo a proteção de Deus para os “guerreiros da Saúde e outros setores que estão na linha de frente”.

Publicado em quarta-feira, 10 de março de 2021