Ibatiba e vizinhos dialogam sobre medidas contra pandemia do Coronavírus

Prefeitos e secretários dos municípios de Ibatiba, Iúna, Irupi e Lajinha (MG) participaram de uma reunião virtual, na noite desta segunda-feira (8), para conversar sobre o combate ao novo Coronavírus. O objetivo foi o de organizar medidas e ações conjuntas, para tentar evitar a propagação da Covid-19, já que são municípios que fazem limite entre si.

A reunião foi organizada pelo prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, seguindo uma ideia dada pelo secretário de Saúde de Iúna, Durval Dias Santiago Júnior. Os dois participaram do encontro virtual. Também estavam o prefeito de Lajinha, João Rosendo. a secretária de Saúde de Ibatiba, Nilci Hubner, o secretário de Saúde de Irupi, José Mário de Moraes, o secretário de Saúde de Lajinha, Eduardo Zanetti, e o presidente da Câmara de Lajinha. Humberto Cabral (Beto Lamparina). Os prefeitos de Iúna e Irupi, bem como os presidentes das Câmara de Iúna e Ibatiba não puderam participar, porque tinham outros compromissos agendados previamente.

Todos colocaram seus desafios e ações desde o início da pandemia, assim como a preocupação com o aumento de casos de Covid-19, destacando que, do lado capixaba, Ibatiba está classificado com Risco Alto. Todos concordaram que é preciso tomar iniciativas e realizar ações em conjunto, para o controle da pandemia, já que os municípios são vizinhos e a população flutua entre eles. Ou seja, moradores de um circulam em outro e isso pode trazer a propagação do vírus.

“Nosso desejo é unificar as ações e fortalecer a fiscalização nos quatro municípios mais próximos, o que já será um grande avanço no combate ao Coronavírus”, afirma o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo. “Não queremos chegar ao extremo de ver tudo fechado, mas a prioridade é a vida”, enfatiza.

Publicado em terça-feira, 09 de março de 2021