Censo 2021: Ibatiba conta com 27 vagas para trabalhar na coleta de dados

Estão abertas as inscrições para trabalhar na coleta de dados para o Censo Demográfico 2021 e, em Ibatiba, foram disponibilizadas 27 vagas, sendo 24 para recenseadores, uma para agente censitário supervisor (ACS) e duas para agente censitário municipal (ACM). As inscrições para ACM e ACS vão até o dia 15 de março e, para recenseador, até 19 de março, no site do Cebraspe. No Brasil, são 181.898 vagas para recenseador, 16.959 para ACS e 5.450 para ACM. No Espírito Santo, a oferta total é de 4.061 vagas, sendo 3.635 para recenseador e 426 para ACS e ACM.

A taxa de inscrição é de R$ 39,49 para as funções de ACM e ACS e de R$ 25,77 para recenseador. As taxas poderão ser pagas pela internet ou em qualquer banco. E, para concorrer a recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, enquanto para as outras duas funções, ensino médio concluído. Já a remuneração é de R$ 2.100 para ACM e R$ 1.700 para ACS. Recenseador recebe por produtividade. E como as datas das provas são diferentes, os candidatos podem participar dos dois processos seletivos

As provas objetivas serão aplicadas presencialmente, no dia 18 de abril, para ACM e ACS, e no dia 25 de abril, para recenseadores, seguindo os protocolos sanitários contra a Covid-19. O resultado final dos aprovados será divulgado em 27 de maio. As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

Recenseador

Os recenseadores são os profissionais que entrevistarão moradores de todos os domicílios do país. Eles serão remunerados de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais. O ideal é que o recenseador more próximo de onde vai trabalhar.

Clique aqui e veja o edital de recenseador

Agente censitário

Para as vagas de nível médio, os mais bem colocados em cada município ocuparão a vaga de ACM, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2021 na cidade. Já o ACS supervisiona as equipes de recenseadores. A jornada de trabalho, para ambas as atividades, é de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Além do salário, ACM e ACS terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido no edital.

Clique aqui e veja o edital de agente censitário

Provas e treinamento

Os candidatos a ACM e ACS farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos. Já os candidatos a recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. O conteúdo programático está disponível no edital.

As provas para ACM, ACS e recenseador terão duração de quatro horas e serão aplicadas no turno da tarde. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte à aplicação das provas, a partir das 19 horas, no site do Cebraspe. O resultado final está previsto para 27 de maio.

Além da prova, os recenseadores receberão treinamento presencial (sendo adotados protocolos sanitários contra a Covid-19) e à distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias. Os candidatos que tiverem, no mínimo, 80% de frequência no treinamento farão jus a uma ajuda de custo. As contratações ocorrerão logo em seguida. O trabalho de campo do Censo 2021 começa em agosto.

Protocolos sanitários

No dia da prova, os candidatos deverão estar munidos de caneta esferográfica cor preta e de material transparente, comprovante de inscrição e documento original com foto. Protocolos de sanitários contra a Covid-19 serão divulgados detalhadamente em edital específico sobre os locais de prova, exigindo o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores de prova, disponibilização de álcool em gel em todos os locais de prova, medidas para evitar aglomerações e respeito às legislações locais. O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo e terá sua prova anulada.

Publicado em sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021