Ibatiba iniciou vacinação contra Covid de idosos entre 85 a 89 anos

Os idosos moradores de Ibatiba, com idade entre 85 e 89 anos, já podem procurar a Sala de Vacina da Secretaria Municipal de Saúde para se vacinar contra a Covid-19, provocada pela novo Coronavírus. Esta etapa da vacinação começou nesta segunda-feira (22), mas também ainda continua sendo realizada a vacinação dos trabalhadores de saúde e idosos acima de 90 anos que ainda não foram imunizados.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, a enfermeira Gleice Kely Moreno Vieira de Moraes, a equipe da Secretaria está realizando a vacinação dos idosos em suas residências. “Mas aqueles que comparecem aqui, na Sala de Vacina do Nesf, nós também estamos atendendo”, esclarece.

Até esta terça-feira (23), já haviam sido vacinados 309 trabalhadores da saúde (alguns já estão recebendo a segunda dose), 84 idosos acima de 90 anos e 76, entre 85 e 89 anos. Conforme explica a coordenadora Gleice Kely, o Ministério da Saúde tem se baseado nos dados da vacinação contra influenza desses públicos. Por isso, a meta do município é de 326 trabalhadores da saúde e 124 para idosos acima de 90 anos. “Dos outros, o Ministério da Saúde ainda não passou quais serão as metas”, esclarece.

A coordenadora também explica que o município está seguindo a Resolução 013/2021 que, resumindo, aprova a vacinação de forma descendente da população idosa, no Estado do Espírito Santo (acima de 90 anos, 85 a 89 anos, 80 a 84 anos, 75 a 79 anos, 70 a 74 anos, 65 s 69 anos e 60 a 64 anos), prevista na primeira fase do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A resolução também determina a vacinação de trabalhadores da saúde, acima dos 60 anos, depois daqueles definidos pela Resolução 011/2021, conforme a descrição dos grupos prioritários do Informe Técnico da Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde.

Colaboração

A secretária municipal de Saúde, Nilci Hubner, destaca que Ibatiba está organizado para a realização da vacinação contra a covid 19 e recebendo as doses de cada público prioritário e suas devidas faixas etárias sempre com uma semana de antecedência. “O quantitativo de vacina está vindo fracionado, justamente a fim de garantir a segunda dose de cada público já vacinado e a vacinação está acontecendo aos poucos, mas de maneira muito responsável e cautelosa”, esclarece. “Posso adiantar, então, que a partir da próxima semana, já receberemos doses para iniciarmos a faixa etária dos 80 a 84 anos e, a cada grupo de risco prioritário sendo imunizado, diminuímos os riscos de agravos pela doença”, completa.

No entanto, Ibatiba se encontra em Risco Moderado e, por isso, ela espera a colaboração por parte de todos os cidadãos para que mantenham as medidas restritivas. “Isolamento social, uso de máscaras e lavagem das mãos ou uso de álcool gel ainda são de extrema importância, pois a pandemia não acabou e estamos com um alto índice de pacientes internados”, enfatiza a secretária. “Então, se estiver com algum sintoma gripal, não saia de casa e use máscara, porque você pode ser o responsável pela internação de alguém”, pontua.

Conforme informações da Secretaria de Saúde, o Boletim Epidemiológico de Covid-19 de Ibatiba é divulgado todas as sextas-feiras e todas as doses recebidas e aplicadas são divulgadas. O objetivo é de que a população acompanhe todo o processo em tempo real.

Publicado em quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021