XI Festa do Tropeiro é sucesso

Quatro dias de festa, três shows nacionais, oito shows regionais e o Tropeirão lotado, por onde circularam quase 30 mil pessoas, foi assim de quinta a domingo, na XI edição da Festa do Tropeiro em Ibatiba.

Na quinta-feira, primeiro dia, a Festa do Tropeiro já mostrava a que vinha; um público numeroso, Show Nacional Sambô, show regional com Juá Musical Show e inauguração do Rancho do Rosário, com todo resgate histórico que a ocasião pedia e merecia, com moda de viola, sanfona, Coral do Grupo Idade de Ouro e comida típica, além da benção do Padre Joel de Jesus.

Na sexta-feira a animação só fez crescer, Ibatiba recebeu visitantes de toda região que lotaram o Tropeirão para se divertir ao som do Show Nacional da cantora Paula Fernandes e das atrações regionais Comitiva Forrozeira e Camila Gabriel.

E o sábado a programação começou logo cedo com esporte na Copa Tropeiro de Futebol Infantil; depois foi a vez da Cavalgada, uma festa aparte, com direito a show de Abell Emanuell e almoço; passando a uma tarde de Inaugurações de obras, 3,5 milhões de reais de investimento em Ibatiba, momento que foi prestigiado por muitas autoridades, como o governador em exercício e vice-governador César Colnago, senador Ricardo Ferraço, deputado federal Lelo Coimbra, secretário estadual de Agricultura Octaciano Neto, o deputado estadual Dr. Hudson Leal, prefeitos da região, dentre outras autoridades.

E o dia de sábado foi fechado com chave de ouro, o Tropeirão ficou mais uma vez lotado, desta vez para assistir no palco principal a dupla Edson e Hudson, que presenteou o público com sucessos atuais e clássicos; o outro palco foi animado pelas bandas Marcos Willian e Comichão.

Fechando a programação, o domingo teve almoço tropeiro servido na barraca das escolas municipais ao som de Irmãos Diolino, Michele & Mariano e os Fandagueiros e foi mais um dia de animação para toda a família.

A festa também deu sua contribuição social, sendo que grande parte dos espaços de barracas para comercialização de produtos foi cedido a entidades sem fins lucrativos, que tiveram assim oportunidade de captar recursos para seus projetos, foram elas APAE, ARCA, Loja Maçônica, Casa Reviver; além da participação das Escolas Municipais; da Igreja Católica a frente do Rancho do Rosário; da Associação Gestora de Turismo de Ibatiba – Geturi, com barraca de artesanato e da Associação de Catadores de Ibatiba – Cataíba.

A festa também recebeu o projeto “Rua Coletiva” do Detran em prol da conscientização por um trânsito mais humanizado; no sábado, eles estavam na porta do Centro de Eventos recepcionando os visitantes com informações e fotos.

A Prefeitura registra agradecimentos especiais a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, que garantiram quatro dias de festa com muita tranquilidade, acompanhando toda a movimentação dentro do centro de eventos e do lado de fora, inclusive, na BR 262, caminho para a festa.

Por fim os agradecimentos ao apoio financeiro obtido através do Ministério do Turismo que acreditou no projeto de resgate da cultura Tropeira, para trazer auto estima e estimular o turismo e a economia do município, afinal foram dias de hotéis lotados e comércio movimentado.

A XI Festa do Tropeiro foi sucesso de público e de organização e tudo isso se deve também ao empenho dos servidores da Prefeitura na estruturação do evento.

Publicado em terça-feira, 26 de setembro de 2017