Crescer no campo

Ontem, terça-feira (19/09), aconteceu em dois momentos uma agenda do projeto “Crescer no Campo”, do Sebrae em parceria com a Prefeitura, que tem o objetivo de ampliar a participação do produtor rural nas compras públicas e dessa maneira fazer o capital girar dentro do município, gerando renda e fortalecendo a economia.

Logo pela manhã, na Sede da Secretaria de Educação, foi realizado um alinhamento entre vários parceiros: Sebrae, Secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação; IFES e Incaper. Foi um encontro para analisar a caminhada dentro do projeto, que começou há alguns meses, identificando “gargalos” e oportunidades.

E neste mesmo dia à noite, no CRAS, o encontro se deu com a participação do elo mais importante da parceria, os agricultores, e na pauta o destaque foi a melhoria da qualidade e apresentação dos produtos.

Arildo Sebastião Silva, consultor da unidade de atendimento ao agronegócio do Sebrae, destacou que é muito interessante para o município absorver a produção da agricultura familiar.

“Essa atividade é uma via de mão dupla, onde o agricultor junto com o Sebrae estará trabalhando a melhoria desses produtos.....para que possamos fazer a harmonia entre produção, comercialização e a geração de renda no município”, destacou Silva sobre o projeto.

A agricultora Marlina as Silva de Amorim, que participou do curso de pão dentro das ações do projeto, relatou que deseja diversificar suas fontes de renda, “a gente sobrevive só da renda do café e precisa ter uma renda a mais”. Marlina declarou ainda que está buscando o selo que permitirá trabalhar produzindo o pão.

Davis,agricultou familiar, disse que tem sido bom o diálogo com a Prefeitura e que ainda tem muitas dúvidas para esclarecer. “Se continuar as reuniões com o Sebrae vai melhorar ainda mais”, declarou Davis.

“É uma coisa nova ainda, tá no início, mas a gente está esperando coisas boas futuramente”, foi o que disse Rejane de Santa Maria sobre a possibilidade de produzir e vender para merenda escolar.

Publicado em quarta-feira, 20 de setembro de 2017