Policia Militar e Prefeitura se reúnem para debater a situação dos moradores de rua

A situação dos moradores e rua foi debatida de forma multidisciplinar em uma reunião realizada, no Cras, na tarde de ontem (16). Estavam presentes o capitão Guilherme Dalmonech, da Polícia Militar; o secretário de Assistência Social Vanderlei Ribeiro; os técnicos da mesma pasta, a assistente social Luciana Rodrigues, o psicólogo Holand Garcia Suhett  e o estagiário de psicologia, Ricardo Oliveira; e também o servidor da secretaria de  Saúde, Wagner Souza.

Esta não é a primeira vez que o grupo se reúne, tendo em vista que este não é uma situação pontual e, como observado pelos presentes, o fato da cidade ser cortada pela BR 262 é um fator que potencializa a situação, principalmente nesse momento de colheita do café.

Capitão Guilherme  lembrou que o aumento da população de rua é uma situação generalizada e que afeta a maior parte dos municípios.

O Secretário Vanderlei Riberio destacou que o momento de pandemia tornou o tema ainda mais sensível, devido à necessidade de dar acesso à saúde para essas pessoas e proteger a população garantindo o isolamento social.

A assistente social Luciana pontuou que o município atua com a oferta de passagem, dentro do Estado, para aqueles que desejam voltar para sua cidade de origem.

Em consenso o grupo definiu, já na próxima segunda-feira (20), o início de um trabalho de diagnóstico com abordagem em campo pelos técnicos da Assistência, com apoio da Polícia Militar e participação da Secretaria de Saúde, para identificar os moradores, suas necessidades e aplicar medidas direcionadas.

Publicado em sexta-feira, 17 de julho de 2020