Escola Cívico-Militar: Comunidade aprova implantação em Ibatiba

A comunidade escolar e autoridades se reuniram, na noite da terça-feira (08), na Escola Municipal David Gomes, para debater, em Audiência Pública, a adesão da unidade ao Programa das Escolas Cívico-militares do Ministério da Educação – MEC. Em votação, a adesão foi aprovada por 97% dos presentes.

A ocasião foi iniciada com fala das autoridades, seguida por uma explanação sobre o Programa, conduzida pela Secretaria Municipal de Educação, depois perguntas e respostas e por fim a votação.

Um dos esclarecimentos apresentados, acerca dos procedimentos de adesão, foi que a decisão seria tomada a partir do resultado da votação e, que no caso de decisão favorável, o Poder Executivo efetuaria a parte burocrática junto ao Governo Federal pleiteando a adesão, sendo que o resultado final seria definido pelo MEC que, a princípio, contemplará apenas dois municípios no Estado em 2020.

O Prefeito Luciano Pingo destacou a importância da audiência pública. “É um momento importante para tirar nossas dúvidas, ainda mais hoje em dia, que temos que ter cuidado com as chamadas fake news, ou seja, notícias falsas”.

A votação foi feita através de voto simples, “sim” ou “não”, e o público foi dividido em três categorias, uma funcionários e servidores, outra responsáveis pelos alunos e a última de alunos maiores de 16 anos.

A contagem dos votos e divulgação do resultado foi feita assim que terminou a votação. Foram 99 votos a favor da adesão e três contra, sendo que na urna dos responsáveis pelos alunos houve 100% de aprovação.

Também compareceram à agenda, os vereadores Paulinho do Eucalipto, Elias Cândido e Fábio Ambrósio.

Publicado em quinta-feira, 10 de outubro de 2019