Pronaf Forte: produtores rurais estão melhorando condições de trabalho

Uma das linhas de atuação Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) é a disponibilização para o produtor rural de hora/máquina abaixo do custo praticado no mercado. A Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio atendeu, só no último mês, 40 produtores de pelo menos três comunidades, através do programa.

Em boa parte das demandas, os equipamentos foram utilizados para abertura de carreadores, facilitando o acesso às lavouras e a escoação dos produtos, também houve grande demanda por abertura e limpeza de caixas secas, entre outros.

Cada Produtor tem um limite máximo de 8 horas, estabelecido pelo Conselho do Pronaf, visando garantir o maior número de atendimentos.

A Prefeitura Municipal vem reestruturado o Pronaf com aquisição de novos maquinários e implementos e a, atualmente, estão disponíveis três retroescavadeiras e cinco tratores agrícolas, duas grades de arrasto, um tanque maconel, uma batedeira de cereais, uma forrageira e três rotativas.

Para o Secretário de Agricultura, Samuel Dias, o acesso ao maquinário é importante para contribuir com o fortalecimento da produtividade na área rural. “Através do Pronaf contribuímos com o desenvolvimento da agricultura, pois ele proporciona economia para o produtor”, disse.

Informações sobre o agendamento da hora máquina podem ser obtidas através do telefone (28) 3543-1494.

Publicado em quinta-feira, 12 de setembro de 2019