Fora da escola não pode! Ibatiba vai implantar Busca Ativa Escolar

O desafio de acabar com a evasão escolar é grande, mas quando se articula um trabalho em rede é mais fácil alcançar os objetivos. É por isso que a Secretaria Municipal de Educação reuniu, ontem (28), no auditório da Unidade de Saúde Adiláo Almeida de Lima – Nesf, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), profissionais que estão constantemente em contato com a população, para apresentar a plataforma digital “Busca Ativa Escolar” e dessa forma engajá-los nesse processo.

Através do ACS, os jovens em idade escolar, de 4 a 17 anos, que não estão frequentando a escola serão mapeados pela Prefeitura no "Busca Ativa", para que posteriormente sejam realizadas ações, envolvendo outras áreas do poder público para reverter a situação.

O projeto é uma parceria do município com o Governo do Estado, Fundo Nacional das Nações Unidas pela Infância (Unicef) e União Nacional do Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Segundo a Diretora de Ensino de Ibatiba, Solange Sousa, a partir do cadastramento dos dados levantados em campo pelo ACS, a equipe técnica da Educação vai verificar as causas da evasão e tratar o problema junto com a rede de serviços disponíveis no município. “Se, por exemplo, a causa daquele aluno identificado não estar frequentando a escola for uma violação de direitos, acionaremos o Creas, ou, se for um motivo de Saúde, acionaremos a Secretaria de Saúde e assim por diante”, explicou.

O Prefeito Luciano Pingo falou com entusiasmo sobre a adesão do município à utilização da plataforma: “Vamos participar porque acreditamos que para transformar a sociedade tem que ser por meio da educação. Por isso nós vamos abraçar essa iniciativa”.Luciano completou dizendo que a dedicação dos agentes é importante tendo em vista que são eles os profissionais que estão mais próximos dos cidadãos.

Pingo ainda parabenizou o Governador Renato Casagrande e o Secretário de Estado da Educação - Vitor de Angelo pela iniciativa. “Além da liderança do Governo nesta iniciativa, vamos também buscar dialogar com os setores da sociedade para unirmos forças contra as crianças fora da Escola”, finalizou o Prefeito.

Também participaram da agenda a Secretária de Saúde Karla Simões e o Secretário de Educação Djalma Gonçalves.

Publicado em quinta-feira, 29 de agosto de 2019