Melhor Idade estreia fisioterapia no novo Ginásio Poliesportivo em Ibatiba

Na manhã da última segunda-feira (26), o programa da fisioterapia para a Terceira Idade, da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou suas atividades no novo Ginásio Poliesportivo Eden Faustino Bernardo. Com a infraestrutura do novo espaço, o grupo ganha mais motivação para a realização da atividade física.

Para o fisioterapeuta, Felipe Heringer Alcure Quarto, a mudança para o ginásio trouxe muitos benefícios para o programa.
“Com maior espaço, nós temos como explorar melhor as atividades físicas com os idosos. Aqui nós temos como trabalhar melhor a caminhada antes dos movimentos ativos. Podemos usufruir da estrutura coberta para utilizar a caminhada como aquecimento, como atividade aeróbica para eles e em seguida trabalhar o exercício ativo de pescoço, membros superiores, membros inferiores e coluna, com isso dar melhor qualidade de vida no dia-a-dia e poder prolongar uma vida sem dor”.

A cidadã Maria Avelina de Miranda gostou do espaço e falou que espera que novos participantes se juntem ao grupo. “Eu achei maravilhoso o espaço é uma oportunidade de saúde para nós da terceira idade. Eu achei muito importante. Cada um que ficar sabendo, a gente vai passando para outras as colegas para vir fazer, que é muito bom.”

Já a moradora Maria Oliveira Leite além da fisioterapia, usou a academia popular na área externa do ginásio. “Muito bom. Fui lá nos aparelhos (academia) fiz os exercícios também. Aqui foi ótimo porque lá (antigo espaço) estava muito apertado. Se melhorar estraga”, brincou.

As aulas acontecem gratuitamente todas as segundas e quarta-feira, a partir das 7h30, e atualmente o programa é frequentado em média por 50 pessoas.

Para fazer parte do grupo basta comparecer a aula levando cópia do cartão do SUS.

Exercício físico na terceira idade

Com a chegada da terceira idade, algumas funções simples do dia a dia vão se tornando mais difíceis e nessa hora os exercícios físicos são aliados na reabilitação, devolvendo a independência.

E fazer exercícios físicos pode significar muito mais que um bem estar físico, como também um bem estar mental e social, trazendo autoestima e evitando problemas como ansiedade e depressão.

Publicado em quarta-feira, 28 de agosto de 2019