Prefeitura oferece palestra sobre desenvolvimento profissional para estagiários

Ter uma oportunidade no mercado de trabalho é o sonho de muitos jovens que iniciam suas vidas profissionais, o Programa de Estágio da Prefeitura Municipal de Ibatiba tem tornado esse sonho real para aproximadamente 50 estudantes. E para que essa experiência seja ainda mais exitosa, na noite da última quarta-feira (17), no auditório da Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal, em parceria com Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, ofereceu ao seus estagiários e familiares, uma palestra sobre desenvolvimento profissional.

O Prefeito Luciano, acompanhado do vereador Paulinho do Eucalipto, de secretários municipais e outras lideranças, abriu o evento falando do apreço que tem pelo programa, que para ele é uma fonte de oportunidade para os jovens. “Eu fico muito emocionado de ver o auditório repleto de jovens buscando um futuro. Eu, na minha caminhada política, trabalho muito com lema ‘Futuro de Oportunidades’, e eu fui fruto de uma oportunidade, alguém abriu uma porta para mim. E quando a gente dá essa oportunidade do estágios para os jovens, um estágio remunerado, estamos indiretamente ajudando a construir cidadãos para nossa sociedade”, e Luciano concluiu pedindo aos jovens que “abracem essa oportunidade”.

A palestra abordou mercado de trabalho, legislação, competências comportamentais e atitudes e foi ministrada pelo gerente de relacionamento do CIEE, Vitor.

“Viemos aqui para promover um trabalho chamado acompanhamento “in Loco” onde a gente traz algumas premissas sobre a legislação do estágio, traz alguns pontos para serem trabalhados com os estudantes, com os pais, juntamente com o município que se preocupa em promover boas práticas de estágio para os estudantes, então, hoje, esse é o objetivo do nosso encontro”, explicou Vitor.

O representante do CIEE também ressaltou que o município tem uma das melhores remunerações de estagiários no estado, além do fato de ter aumentado em quatro vezes o número de vagas: “Importante ressaltar que a parceria do CIEE com município de batida traz benefícios para todos os municípios, hoje, o programa conta com quase 50 estagiários, praticamente quatro vezes o número de estagiários que a gente tinha no passado, sendo que a gente tem uma das melhores bolsas em termos de municípios em todo estado. Dos 78 municípios capixabas, hoje, Ibatiba é uma das prefeitura que melhor pagar os estudantes”.

Opiniões

A estagiária Natália Rodrigues de Freitas comentou que o estágio tem a vantagem de possibilitar conciliar estudos e trabalho, além de ser fonte de renda. “O estágio proporciona para gente uma carga horária muito boa porque a gente trabalha seis horas, então, isso facilita para nós, estudante, ter um tempo para estudar e assim conseguir boas notas na faculdade, além disso, estando atuando na nossa área, proporciona um conhecimento maior, um contato com as coisas que eu estudo. É bom o salário, ajuda a gente a quitar as despesas da faculdade, é ótimo”.

E a mãe da Natália, a Jane Rodrigues da Silveira, também ficou muito satisfeita com o estágio, tanto pela oportunidade, quanto pelo ajuda financeira que a filha está recebendo. “Muito bom porque a gente, como tem renda baixa, isso é uma ajuda muito grande. Para eles, estar trabalhando na área, já está recebendo por isso, então, é uma ajuda muito boa em todos os aspectos. Eu gostei muito”.

Maria Rosa Pim Moreno estagia na área de Saúde, ela disse que está muito feliz e contou que, que aprende muito com os profissionais da unidade, além de estar ajudando em casa com sua remuneração. “Estou muito feliz porque é a área onde eu estudo. As meninas lá me ajudam muito e está sendo muito bom. O salário direitinho todo mês, está ajudando muito as contas lá em casa”.

A Mãe da Maria Rosa, a Ana Rosa, agradeceu a oportunidade que a sua filha está tendo: “Agradeço muito pelo trabalho dela porque é muito difícil, eu não tenho trabalho, e, se não fosse o estágio dela, hoje, nós estaríamos passando aperto. É muito importante dar a oportunidade para os estagiários”.

Publicado em segunda-feira, 22 de julho de 2019