clique aqui para ouviar a rádio
x

POR QUE VOCÊ DEVE CONHECER IBATIBA

Ibatiba é uma cidadezinha de 20 mil habitantes, localizada a 165 km de Vitória, capital do Espírito Santo. Porém, a proximidade com a região do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, confere a Ibatiba um jeito e um sotaque típicos de Minas. Sem contar a beleza natural e o friozinho das montanhas.

Inserida no Caminho dos Tropeiros que percorriam as Gerais, a economia da cidade era sustentada pelas plantações de café. Hoje é incrementada pelo agroturismo e pela preservação da cultura tropeira, que se espalha na arquitetura, na gastronomia e nos costumes.

Para incentivar a atividade, foi criado o Circuito Turístico Caminho dos Tropeiros, que inclui empreendimentos como pousadas, restaurantes e sítios com produção e venda de frutas, geleias, doces, mel, café e vinho. Os espaços funcionam em antigas fazendas de café, erguidas entre o final do século 19 e meados do século 20. Em muitas, é possível acompanhar a lida diária envolvendo mulas e carros de boi – sem contar a presença dos antigos tropeiros, que contam emocionados suas próprias histórias.

Os cenários são perfeitos para apreciar a boa mesa, preparada no fogão à lenha e à base de receitas tradicionais – feijão tropeiro, carne de porco na lata, torresmo, linguiça, couve e angu. O melhor é saber que se pode aproveitar tudo isso sem culpa – a região é repleta de trilhas que levam a cachoeiras e pontos de prática de esportes de aventura como rapel e voo livre.

 

Mais informações sobre Ibatiba

DDD 28

Distância de Vitória
165 Km, pela BR - 262, em direção à Belo Horizonte

Circuito Turístico Caminho dos Tropeiros
http://www.geturi.com.br

Visite o site Férias Brasil
http://www.feriasbrasil.com.br/es/ibatiba/

 


 

Horto Florestal Municipal de Ibatiba - ES

Esta reserva ambiental que em 1992 foi apresentada ao mundo como a segunda maior floresta urbana heterogênica do país (a maior floresta destes moldes é a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro), sendo exibida em um documentário no encontro ambiental Rio-92. Segundo Dr. Renato Moreira de Jesus (Floresta Rio-Doce) para a Revista Guia EStradas 2004.

Sua origem se deu pelos problemas que ocorriam na área, já que está localizada na faixa batizada pelo geógrafo Aziz N.Ab´Saber de Mares de Morros, por seu relevo, clima e vegetação característicos, apresentava erosões profundas, perda de fertilidade dos solos, habitações irregulares entre outros problemas. Daí as encostas dos morros nos bairros Floresta, Brasil Novo e Novo Horizonte, receberam os primeiros plantios.

A decisão da implantação se deu entre a prefeitura municipal com o prefeito Sr. Soniter Miranda Saraiva e com o escritório local da EMATER-ES (atual Encaper), com a supervisão técnica dos senhores José Clério Morati Dalmonech técnico agrícola e Moisés Salomão de Faria Engenheiro Agrônomo. Como parceiros da implantação, contavam também com a Brigada Ecológica de Ibatiba, sob comando do cabo Almir Pellanda e o enfermeiro Wanderlei Salustiano. Não consta a presença da secretária de meio ambiente do município, já que este só veio a ser criado em administrações posteriores.

Com uma área total de 27 (vinte e sete) alqueires. Foram feitas pesquisas sobre de onde se poderiam encontrar mudas suficientes para reflorestar. Para a obtenção de mudas, a prefeitura firmou parcerias com a Aracruz Florestal, Fazenda Pindobas (Camilo Cola), ITCF (Instituto de Terras, Cartografia e Florestas - ES) e Floresta Rio Doce, que doaram mudas para o projeto da prefeitura municipal. 110.000 mudas entre nativas e exóticas Atualmente o Horto Florestal se encontra em processo parcial de abandono, parcial, pois quase não se fez nada para seu desenvolvimento ou preservação. Mesmo com alguns replantios nos últimos anos, o Horto está sendo devastado e esquecido.

 

Corredeiras da Usina, em Ibatiba - ES

 corredeiras da usina

Queda d'água com cerca de 50m de extensão, localizada no rio Pardo onde foi construída a antiga usina hidrelétrica do município. Possui grande volume de águas turvas. 

É rodeada por extensa mata de ambos os lados e pequenas propriedades, não sendo apropriada para banho. A partir da primeira queda, o rio segue seu curso por um vale pedregoso, dentro da mata, até a segunda queda, localizada 500m à frente. Seu curso é bastante acidentado e forma corredeiras caudalosas. O rio é rico em lambari e outros peixes pequenos, mas a quantidade de peixes tem sido reduzida em virtude da poluição.

É rodeada por extensa mata de ambos os lados e pequenas propriedades, não sendo apropriada para banho. A partir da primeira queda, o rio segue seu curso por um vale pedregoso, dentro da mata, até a segunda queda, localizada 500m à frente. Seu curso é bastante acidentado e forma corredeiras caudalosas. O rio é rico em lambari e outros peixes pequenos, mas a quantidade de peixes tem sido reduzida em virtude da poluição.

Prefeitura Municipal de Ibatiba

Rua Salomão Fadlalah, n.255, Centro, Ibatiba/ES | CEP: 29395-000 | (28) 3543-1654

Desenvolvido em Software Livre por Logomarca da Imppactmidia