Ibatiba terá voto biométrico nas próximas eleições

Começa a ser feito o recadastramento no município

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

17/04/2017 as 17:31 (Atualizado em 27/06/2017 as 12:49), postado por Comunicação, Fonte: Assessoria de Comunicação

O TRE/ES já começou a fazer o cadastramento das impressões digitais dos eleitores do município, nesse primeiro momento priorizando novos título e retificações, e a previsão de abrir a todos os eleitores é a partir de 26 de junho. 
 
Para se recadastrar, basta comparecer ao cartório eleitoral local portando documento oficial com foto (com exceção do passaporte), título eleitoral e comprovante de residência. 
 
O recadastramento biométrico é gratuito e obrigatório a todos os eleitores, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, ou seja, para os analfabetos e para os quem têm 16 e 17 anos ou mais de 70 anos e que desejem votar. A não realização do recadastramento implica no cancelamento do título de eleitor, assim permanecendo até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para regularização.
 
A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico. 
 
A inclusão de Ibatiba no Programa de Identificação Biométrica 2017-2018 se deu também através da solicitação da Administração Municipal ao TRE-ES (Tribunal Regional Eleitoral do Espirito Santo). Além de Ibatiba, foram incluídos outros quatro municípios capixabas: Anchieta, Presidente Kennedy, São José do Calçado e Vila Velha.
 
Compareça ao cartório eleitoral! 
 
Como funciona e o que é biometria:
 
O termo biometria significa medição biológica, ou seja, é o estudo das características físicas e comportamentais de cada pessoa. A Biometria é uma tecnologia de reconhecimento individual.
 
O recadastramento biométrico serve para inserir os dados biométricos, como impressão digital, foto e assinatura digitalizada e para atualizar os dados biográficos, como endereço, estado civil, ocupação, etc. de todos os eleitores que compõem o cadastro eleitoral 
 
As impressões digitais são coletadas eletronicamente e os sistemas biométricos são consideravelmente mais precisos do que os métodos tradicionais – senhas de acesso e cartões pessoais. 
 
Endereço do cartório Eleitoral de Ibatiba:
Rua Cantídio Roberto de Moraes, 144 - Bairro Novo Horizonte

 

Aguarde, enviando dados!

clear