Órgãos municipais impedem corte ilegal de vegetação em Ibatiba

Uma denúncia levou a equipe da prefeitura ao Horto Florestal onde acontecia a irregularidade

Caminhão que carregava madeira do horto
Caminhão que carregava madeira do horto

13/03/2017 as 14:11 (Atualizado em 13/05/2017 as 02:53), postado por Comunicação, Fonte: Assessoria de Comunicação

No dia de hoje (13), Defesa civil e Secretaria de Meio Ambiente impediram um ato ilegal contra o meio ambiente no município. A equipe acionada por uma denúncia fez uma expedição ao Horto Florestal para verificar a situação, nesta que é uma área de proteção Permanente (APP), e detiveram um corte de vegetação ilegal que estava em curso.
 
Áreas de preservação permanente (APP):
 
APPs são áreas naturais intocáveis, com rígidos limites de exploração. Segundo o atual Código Florestal, entende-se por Área de Preservação Permanente - APP: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
 
Somente órgãos ambientais podem abrir exceção à restrição e autorizar o uso e até o desmatamento de área de preservação permanente rural ou urbana mas, para fazê-lo, devem comprovar as hipóteses de utilidade pública, interesse social do empreendimento ou baixo impacto ambiental (art. 8º da Lei 12.651/12).

 

Aguarde, enviando dados!

clear