PESQUISADOR DO ES DESENVOLVE ALGORITMO DE RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM

O pesquisador do Incaper, André Guarçoni Martins, desenvolveu uma sequência de fórmulas para recomendação de calagem

PESQUISADOR DO ES DESENVOLVE ALGORITMO DE RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM
PESQUISADOR DO ES DESENVOLVE ALGORITMO DE RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM

07/11/2016 as 09:42 (Atualizado em 13/05/2017 as 02:53), postado por Secretaria Municipal de Agricultura, Ind. e Comercio, Fonte: Governo do ES - Incaper

Os solos capixabas são, de maneira geral, pouco férteis. E para melhorar a produção agrícola no Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recomenda a utilização de técnicas como a calagem: aplicação de calcário para corrigir a acidez do solo, fornecer cálcio (Ca) e magnésio (Mg) para a planta e, assim, aumentar a produtividade.

A técnica de calagem recomendada pelo Incaper considera o método da saturação por bases. De  maneira simplificada, trata-se da porcentagem de íons de carga positiva fixados pelas partículas do solo: quanto mais alta a saturação por bases, menos ácido é o solo e maior a quantidade de Ca e Mg disponíveis para as plantas.

O pesquisador do Incaper, André Guarçoni Martins, desenvolveu uma sequência de fórmulas que garante mais acerto na recomendação de calagem, considerando o método da saturação por bases e o método da neutralização do Al3+ e elevação dos teores de Ca2+ e Mg2+, recomendado em Minas Gerais. O trabalho intitulado “Métodos clássicos e algoritmos de cálculo para a determinação da necessidade de calagem” testou algumas práticas de recomendação, e resultou em um algoritmo denominado “Método da saturação por base com garantia de suprimento de Ca e Mg”.

A intenção é transformar o algoritmo num aplicativo de celular, para que os cálculos sejam feitos de maneira mais rápida, facilitando a vida dos usuários. O aplicativo ainda não tem data para ser lançado, e está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina. “A proposta é transformar o algoritmo em um aplicativo mais completo, que poderá ser utilizado facilmente por um grande número de usuários. No futuro, esperamos que esta seja uma ferramenta rápida e eficiente para a recomendação de calagem, prática fundamental ao bom desenvolvimento de nossas lavouras”, acrescentou o pesquisador do Incaper.

 

FERTBIO 2016 - O trabalho intitulado “Métodos clássicos e algoritmos de cálculo para a determinação da necessidade de calagem” foi apresentado no Fertbio 2016, um dos principais eventos de Ciência do Solo do país, realizado em Goiânia. Além disso, o mesmo trabalho já está aprovado para publicação na

Revista Brasileira de Ciência do Solo, e deve sair no próximo número.

Tags: Incaper, Calagem, Ibatiba, Prefeitura de Ibatiba

 

Aguarde, enviando dados!

clear