Ibatiba Realiza o 14º Encontro de Produtores de Café

Evento contou com a presença do Diretor – Presidente do Incaper, Srº. Marcelo Suzart de Almeida

Ibatiba Realiza o 14º Encontro de Produtores de Café

30/09/2016 as 17:29 (Atualizado em 13/05/2017 as 02:53), postado por Secretaria Municipal de Agricultura, Industria e Comércio, Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura, Industria e Comércio

A crise hídrica foi o principal tema de discursão do 14º Encontro de Produtores do Café de Ibatiba. O evento que foi realizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Prefeitura de Ibatiba e contou com a presença do Diretor-Presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida.

“Há tecnologias disponíveis que contribuem para a convivência com a crise hídrica. As caixas secas, o plantio em nível, o manejo do mato nos corredores, a proteção das nascentes e das áreas de recarga garantem mais sustentabilidade hídrica na produção”, ressaltou Suzart.

Temas como secagem de café; energia; recursos hídricos e pós-colheita do café, foram discutidas no evento. Com a realização de um dia no campo na localidade do Córrego Cachoeira Alegre na propriedade dos cafeicultores Amélio Leocádio e Jean Gomes de Amorim foram montadas três estações técnicas, que tratam os temas: construção de unidades de processamento, secagem de café e energia e reuso e aproveitamento da água do processamento do café.

O mercado do café também foi mencionado no evento por Suzart “Precisamos direcionar o nosso olhar para três pontos importantes: a qualidade dos cafés especiais, a sustentabilidade da produção, que são exigências de mercado, e a integração entre as instituições. Assim, será possível promover as mudanças necessárias ao desenvolvimento rural, agregando valor e garantindo o mercado”, disse.

O 14° Encontro de Produtores de Café de Ibatiba contou com o apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Consórcio Pesquisa Café, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).